David Ogilvy, uma lenda do marketing, dizia que "Quando escrever seu título, haverá gastado 80 centavos do seu dólar", isso porque, em média, há cinco vezes mais pessoas que leem os títulos que as que leem o corpo do texto.


Na concorrência digital, escrever um bom título é ainda mais importante, afinal, para a maioria das pesquisas no Google, será seu título que aparecerá destacado em azul nos resultados. Esta lista não traz as sete dicas para você construir um título que realmente chamará a atenção do seu leitor, mas demonstra como esse título pôde chamar a sua atenção.



Todo mundo adora listas


Listas significam que alguém já perdeu tempo para reunir informações que realmente importam, por isso, todo mundo adora listas. Quando se trata de listas, deve-se ter em mente que não se cria uma lista com 1 ou 2 itens, também deve-se saber que alguns números são mais funcionais, veja o número 7 no título desse texto, ele é místico para muitas pessoas, também poderia usar números como 3, 5 e 10, que remetem a um "top list".


Quando o assunto são argumentos, montar listas com 9 a 25 itens pode passar a ideia de que o autor é um grande conhecedor do assunto. Já quando o assunto é listar coisas, serviços ou interesses, 7, 10, 15, 20, 25, 30 e 50 são alguns números de expressão para uma lista.


7 dicas simples para você construir títulos matadores

  • 22 palavras cabalísticas para títulos perfeitos
  • 9 tentativas frustradas de criar títulos (revisão 2017)
  • Os 50 títulos mais engraçados do século XX
  • Exclusivo: 10 maneiras de conquistar cliques pelo título
  • Títulos incríveis: 5 coisas que você não pode esquecer



Conteúdo útil e relevante


Antes de pensar no título, o seu conteúdo deve ser relevante o suficiente para criar no leitor uma ideia de utilidade. Se você conseguir identificar

uma utilidade no texto, poderá criar um título que remeta a ideia de utilidade.


Ao construir seu texto, foque em resolver problemas, iniciar discussões e abordar que gerem interesse do seu público. Abordando assuntos bastante específicos, que se destinam a um nicho pré-determinado, você terá mais chances de ser lido do que para todas as pessoas.


Como construir títulos perfeitos para textos médicos

  • As 5 coisas que você precisa saber sobre títulos para blogs de moda
  • Os maiores títulos já vistos em livros do Paulo Coelho



Sensação de urgência ou escassez


Você não resistiria se essa fosse a última chance de ler este texto antes de eu tira-lo da sua mão ou ainda se eu dissesse que esse texto irá resolver imediatamente todos os seus problemas. Amplie o desejo do seu leitor em ler o seu artigo aplicando, cautelosamente, a sensação de urgência ou benefício imediato. Desperte essa sensação através da combinação entre o benefício oferecido e um senso de urgência.


Conheça as últimas dicas para títulos perfeitos

  • As 7 dicas definitivas para títulos matadores
  • Coisas surpreendentes sobre lobisomens que você não sabia
  • Como criar títulos matador (garantido!)
  • Exclusivo: 10 maneiras de conquistar cliques pelo título



Simplicidade


Mostrar pelo título que o conteúdo é simples, direto, organizado, desperta no leitor a sensação de que não perderá tempo com o conteúdo. As listas são uma das maneiras mais rápidas de passar essa ideia, afinal em um conteúdo organizado em lista é muito mais fácil de chegar ao conteúdo desejado.



Direto e personalizado


O uso do "para você" mostra que o conteúdo é feito especialmente para a pessoa, e que aquele conteúdo responderá as dúvidas mais pessoais. Seja direto e pessoal, o título deve ser direto o suficiente para o leitor saiba do que irá tratar o texto, assim como é essencial usar a palavra-chave no título de modo que o texto seja facilmente identificado no Google, assim como em outros mecanismos de busca.




Estas dicas podem agregar valor as publicações do seu blog, aos seus artigos ou seus tópicos de ajuda. Este tópico será estendido sempre que possível e necessário, talvez até chegando a 7 dicas.