As cópias de segurança são uma funcionalidade que proporcionam uma paz de espírito para a Qualidade.co como desenvolvedora de soluções e para o cliente como editor de conteúdos, porém a restauração de dados sempre representa a perda de informações temporais, ou seja, quando restauramos uma backup de 24 horas atrás, tudo que aconteceu nas últimas horas é perdido, ou seja, a restauração de backups é uma opção que deve ser usada conscientemente.


Pensando em proteger os dados da sua aplicação (site, serviço ou sistema), assim como proporcionar maior tranquilidade no seu uso, temos uma política periódica e automatizada de cópias de segurança e, em alguns casos, versionamento de conteúdo. Algumas aplicações possuem políticas personalizadas de backup de acordo com a necessidade da aplicação, com regras definidas pontualmente junto ao cliente. Conheça mais abaixo como funciona nossa política padrão de backups e restauração.


Diário de alta-fidelidade

Cópia de segurança de alta-fidelidade aplicável a todas aplicações da Qualidade.co a nível de servidor e armazenada em um datacenter distinto. Este é o nosso principal backup, pois tem como característica o espelhamento total dos nossos servidores de conteúdo e inteligência. O "Backup Diário de Alta-fidelidade" é realizado diariamente e armazenado por 7 dias, contendo a instalação completa do servidor, incluindo dados de configurações de domínios e o conteúdos de todas as aplicações.


Esta cópia de segurança visa prevenir incidentes graves que causem perda de dados em massa ou configurações incorretas que causem prejuízo as informações, inclusive ataques hackers, sendo realizada em todos os servidores automaticamente e armazenada em um datacenter diferente de onde o servidor está localizado, protegendo a aplicação da perda de informação em caso de imprevistos naturais ou acidentais.


Com exceção de casos extremos, a restauração total deste backup não é realizada. Caso outra opção de backup não esteja disponível, este backup pode ser restaurado em um servidor temporário para consultas pontuais, porém este serviço pode incorrer em taxas adicionais, devido ao fato de ser um processamento manual de alto nível técnico.


Websites e serviços no framework da Qualidade.co

Sites gerenciados pela Qualidade.co e que estão vinculados ao nosso framework, estão protegidos por um sistema de backups de baixa-criticidade com periodicidade variável e sem compromisso de efetivação. Caso seja necessário a restauração de um backup recente do site ou serviço que utiliza nosso framework, entre em contato com nosso suporte solicitando a lista datas e horários disponíveis. Hoje nossa rotina de backup se divide tem backup completo, backup de conteúdo e backup de dados. 


  • O backup de dados armazena somente o conteúdo textual e configurações do site ou serviço. Esta é uma cópia automatizada ultra-rápida realizada três vezes ao dia em horário irregular de acordo com a necessidade. As cópias podem ocorrer às 10 da manhã, às 2 da tarde e às 8 da noite. São armazenados os últimos três ciclos para cada horário e pode ser motivo para restauração deste backup uma configuração do site alterada erroneamente.
  • O backup de conteúdo armazena o conteúdo textual, as configurações, uploads e os arquivos relacionados com layout do site (tema). Esta é uma cópia automatizada realizada diariamente durante a madrugada e armazenada por 7 dias. Podem ser motivos para restauração deste backup uploads excluídos da biblioteca de mídias ou restauração de versões anteriores recentes no layout.
  • O backup completo armazena o conteúdo textual, as configurações, uploads, arquivos relacionados com layout do site (tema) e rotinas específicas (plugins). Esta cópia automatizada é realizada durante a madrugada e pode sobrepor backups menores agendados no mesmo dia, é realizada mensalmente, armazenando os 6 últimos backups, e semanalmente, armazenando os 4 últimos backups.


Estas são, aproximadamente, 26 cópias de segurança que visam prevenir perda considerável de informações devido a ações desencadeadas pelo usuário, como exclusão de informações importantes que não possam ser recuperadas através do sistema de versionamento. A solicitação de restauração deve ser feita mediante consulta prévia do nosso suporte e pode incorrer em taxas adicionais a critério da Qualidade.co, devido ao fato de ser um processamento manual.


Versionamento de conteúdo WordPress

Para sites que utilizam o gerenciador de conteúdo WordPress, é possível restaurar alterações recentes através do seu sistema interno de versionamento chamado de "Revisões". Além da versão de "Rascunho", nossa configuração armazena as 15 últimas revisões de uma Página ou Post, permitindo a restauração de uma revisão anterior facilmente através do painel administrativo do site.


Lixeira de conteúdo WordPress

Para sites que utilizam o gerenciador de conteúdo WordPress, há uma lixeira para determinados conteúdos, como Posts e Páginas, onde é possível restaurar conteúdos apagados recentemente. Nossa configuração armazena os conteúdos por até 60 dias após a exclusão, exceto no caso de exclusão permanente por parte do usuário.