É incontestável que o Gmail é uma excelente ferramenta para gerenciar seus e-mails. Apesar de uma interface simples, o cliente de e-mail oferece um sistema de busca aliado a filtros automáticos e marcadores, que ajudam a organizar as mensagens e encontra-las facilmente, tornando difícil se adaptar com programas de e-mail menos avançados. A boa notícia é que você não precisa se adaptar a outro programa de e-mail, basta que o servidor de e-mails configurado para o domínio dê suporte aos serviços POP e SMTP.


Serviços POP e SMTP


SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – protocolo de transferência de correio simples) e POP (Post Office Protocol), são protocolos padrões, ou seja, "regras"  que organizam a comunicação entre sistemas computacionais, neste caso, possibilitando a transferência de e-mails. O SMTP é um protocolo de entrega e POP (ou POP3) é o protocolo responsável pelo recebimento.


No mecanismo de comunicação por e-mail, o protocolo POP é o que que baixa as mensagens do servidor para salva-los no computador ou, no caso deste tutorial, no servidor do Gmail. O POP tem uma característica importante, que é a escolha de deixar ou não uma cópia no servidor de e-mails origem, geralmente esta é uma das opções durante sua configuração, você podendo optar por "Deixar uma cópia no servidor", caso queira mante-la na origem mesmo que seja apagada no seu computador ou no Gmail.


Configurando seu e-mail no Gmail


Nesse tutorial usaremos o Zoho Mail para exemplificar a configuração em uma conta do Gmail. Um pouco mais abaixo disponibilizamos orientações específicas para outros serviços, inclusive para a configuração padrão usada no serviço Gerenciamento Dedicado que, a partir do segundo semestre de 2018, passou a ser o serviço "E-mail Locaweb".



Passo 1: Acesse seu Gmail normalmente e clique na engrenagem que dá acesso ao menu de configurações, então clique em "Configurações". Como na imagem abaixo.



Passo 2: Na tela de configurações, clique na aba "Contas e importação", e depois em "Adicionar uma conta de e-mail". Fazendo isso, uma nova janela amarela será aberta para iniciar a configuração da nota conta de e-mail que será verificada.

 




Passo 3: Uma nova janela foi aberta e nela você deve inserir o Endereço de e-mail que deseja configurar, por exemplo, tutorial@qualidade.co. Depois de inserir o e-mail, clique no botão "Próxima".


Passo 4: Na próxima etapa você deverá selecionar a opção "Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)" e clicar no botão "Próxima". Observe que esta opção pode já estar selecionada.


Passo 5: A etapa seguinte você deverá inserir as configurações do serviço de e-mail. Esta é uma etapa crucial e deve ser preenchida corretamente para que a comunicação flua propriamente. Após preencher os dados, clique em "Adicionar conta", se tudo estiver certo o Gmail já estará recebendo suas mensagens.


Nome do usuário: insira o e-mail que está configurando

Senha: insira a senha correta do e-mail que está configurando, lembre-se que se trocar a senha, terá que refazer esta configuração

Servidor POP: Para e-mails do Zoho Mail, insira pop.zoho.com

Porta: Selecione 995 para e-mails do Zoho Mail
Caixas de seleção: 

Selecione a primeira caixa se deseja deixar uma cópia no servidor original.

Selecione a segunda caixa obrigatoriamente, se for um e-mail Zoho Mail.

Selecione a terceira caixa caso queira usar um marcador do Gmail.

Selecione a quarta caixa se não deseja que os e-mails sejam mostrados na caixa de entrada.



Passo 6: Também é útil que você, além de receber e-mails via POP, também possa enviar e-mails via SMTP através do e-mail configurado, por isso, o Gmail perguntará se você deseja enviar através do novo e-mail. Selecione "Sim, quero..." e clique no botão "Próxima".



Passo 7: Assim como a configuração do e-mail POP, esta também é uma etapa crucial para poder enviar e-mails através do seu Gmail. Preencha todos os dados corretamente e com atenção, as configurações abaixo se aplicam ao Zoho Mail.


Servidor SMTP: Para e-mails do Zoho Mail, insira smtp.zoho.com

Porta: Selecione 587 para e-mails do Zoho Mail

Nome do usuário: insira o e-mail que está configurando (o mesmo do POP)

Senha: insira a senha correta do e-mail que está configurando, lembre-se que se trocar a senha, terá que refazer esta configuração

Conexão segura: Selecione TLS, o recomendado para Zoho Mail



Passo 8: Pronto. Está tudo configurado. A próxima etapa na janela amarela será pedir um "Código de confirmação", mas você pode ignorar e fechar a janela, logo você receberá um e-mail do Google com um link para esta confirmação, você poderá clicar neste link e confirmar seguindo o passo-a-passo.



Configurações padrão para o serviço Gerenciamento Dedicado (a partir de Agostro de 2018)


Cada serviço de e-mail possui configurações específicas. Na Qualidade.co, após o fim do suporte de SMTP e POP pelo serviço do Zoho Mail, os novos clientes de Gerenciamento Dedicado passaram a contar com um serviço de e-mail opcional incluso no nosso serviço. O passo-a-passo para a configuração é a mesmo mostrado acima, porém, é necessário mudar os endereços dos servidores, conforme orientação abaixo.


Passo 5: Substitua pop.zoho.com por email-ssl.com.br.

Passo 7: Substitua smtp.zoho.com por email-ssl.com.br


Confiamos no serviço de e-mails da Locaweb para nossos clientes de Gerenciamento Dedicado por ser uma empresa nacional de grande renome e ótimo histórico nos serviços prestados. Os parâmetros de configuração acima são compatíveis com o serviço "E-mail Locaweb" que é comercializado como solução de e-mail profissional ou como e-mail incluso nos serviços de hospedagem.


Sempre sugerimos aos nossos clientes a contratação de um serviço desacoplado da hospedagem do site, tendo como opções mais indicadas o G Suite da Google, o Office 365 da Microsoft e as soluções de e-mail da Locaweb. Para quem está começando, oferecemos gratuitamente 5 caixas de e-mail, de 10GB cada.




Configurações para o serviço de e-mail da Hostgator


Não prestamos suporte de uso ou criação de e-mails para serviços de e-mail fora do domínio da Qualidade.co, porém, o serviço de hospedagem da Hostgator costuma ser bastante usado por nossos clientes. Observe que desaconselharmos este serviço ou qualquer outra hospedagem CPANEL como serviço de e-mail caso o sigilo e a privacidade sejam importantes para nosso cliente, isso porque consideramos a política de segurança e privacidade do serviço de e-mails falha, uma vez que o acesso a todas as caixas pode ser feito através do painel administrativo do site com uma "senha mestre".


A HOSTGATOR possui tutoriais específicos para utilização do serviço de e-mails, que devem ser consultados antes do contato com nosso suporte e podem ser encontrados clicando aqui. O acesso ao webmail é feito pelo endereço https://webmail.seudominio.com, substituindo seudominio.com pelo domínio do seu site sem o "www.".


Para configurar seu e-mail no Gmail com o tutorial mais acima, você precisará se atentar aos seguintes passos:


Passo 5: Substitua pop.zoho.com por mail.seudominio.com, onde "seudominio.com" é o domínio do seu site, sem o www.

Passo 7: Substitua smtp.zoho.com por mail.seudominio.com, onde "seudominio.com" é o domínio do seu site, sem o www, e a porta substitua 597 pela porta 465


Caso a configuração acima não funcione, é porque o subdomínio "mail.seudominio.com" não foi bem aceito pela Hostgator, então você terá que utilizar o domínio da sua conta do Hostgator no lugar dele. O domínio da sua conta do Hostgator é algo parecido com br000.hostgator.com.br, que é o domínio para onde você é direcionado quando faz login no CPANEL. Acessando o webmail com seu e-mail e senha, e depois clicando no endereço de e-mail que no canto superior direito, pode-se acessar o submenu "Configurar cliente de email", com as orientações mais precisas sobre portas e endereços dos serviços POP, IMAP e SMTP.



Serviço de e-mail da UOL Host


Até a data em que escrevemos este tutorial, o UOL Host não oferecia serviço de e-mail com suporte a criptografia, o que impede que seja possível configurar essa facilidade do Gmail.