Neste texto tentamos esclarecer de modo geral os processos comuns que seguimos na criação de sites, sistemas e para a criação de protótipos do plano "Projeto Direcionado". Compreender os processos envolvidos na produção do seu projeto é importante para entender prazos e gargalos na produção, mas, apesar da sequência das etapas serem coerentes, etapas adicionais podem ser inseridas de acordo com cada projeto.


Etapa 1: Todo projeto produzido pela Qualidade.co começa com uma etapa de reconhecimento, onde conheceremos as necessidades do cliente e começamos a desenvolver hipóteses para a criação do site, sistema, consultoria ou protótipo. Esta primeira etapa ocorre desde o primeiro contato até o início da produção, podendo iniciar com consulta grátis agendada com um especialista em internet da Qualidade.co, por um intermediário (representante comercial ou agência de publicidade) ou através de um cadastro online.


Etapa 2: Agregar toda informação possível sobre a empresa e ter em mãos o material necessário para dar continuidade ao trabalho é muito importante, nesta etapa a Qualidade.co fornece ao cliente uma lista com as informações que precisaremos para iniciar os trabalhos e também é encaminhado um Boleto Proposta com validade de 15 dias para o pagamento das taxas referente a adesão ao serviço.


Etapa 3: Esta é a etapa onde iniciamos a produção, ela inicia após o recebimento dos materiais enviados na Etapa 2 e a confirmação do pagamento do boleto, e se estende pelo prazo informado ao cliente. Nesta etapa trabalhamos na hipótese de interação mais adequada para o projeto, pensando na experiência do usuário, na fácil manutenção e na adequação ao método de trabalho da empresa e às regras de negócio apresentadas previamente pelo cliente. 


Etapa 4: Após a conclusão da Etapa 3, é agendada uma reunião online com o cliente através do Skype ou outro método onde possa ser realizado o compartilhamento de tela, onde um especialista da Qualidade.co apresenta o projeto finalizado, demonstra superficialmente a área administrativa e recolhe os feedbacks do cliente. Nesta etapa o projeto já está praticamente pronto para ser publicado, dependendo somente da confirmação do cliente. Ao fim da reunião, caso não haja solicitações de alteração, pendências ou ajustes nas regras de negócio, é gerado um usuário administrativo para o cliente utilizar livremente o site, sistema ou protótipo, enquanto são realizados os procedimentos da etapa final. Do contrário, esta etapa fica pendente pelo tempo que for necessário para adequações.


Etapa 5: Com a autorização de publicação por parte do cliente, inicia-se o processo de testes e otimização. Acontece que, durante o processo de produção, os projetos para internet são testados na versão desktop Windows do navegador de internet Google Chrome. No Brasil, em sites voltados para público geral, isso representa 50% dos usuários. Ao final desta etapa, o site deverá funcionar em navegadores modernos, sendo testado na versão desktop mais recente do Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge, que se atualizam automaticamente, e realizados testes e ajustes necessários para a melhor experiência em dispositivos móveis, com testes realizados em simuladores e em dispositivos reais, como iPhone e iPad. É importante salientar que a programação e os módulos utilizados são pensados para serem compatíveis a partir de Internet Explorer 9 e Safari 9, e que, evitamos utilizar recursos que possam prejudicar o uso nos navegadores antigos.


Etapa 6: Agora o projeto está finalizado e pronto para conhecer o mundo, sendo lançado nessa selva que chamamos de internet. Nesta etapa instalamos os recursos analíticos para acompanhar os resultados do projeto e o cliente recebe em seu e-mail novos dados de acesso para a área administrativa. Durante os primeiros três meses ou 300 primeiros acessos, nós acompanhamos de perto a navegação dos visitantes, corrigindo erros que forem identificados e realizando alterações baseadas no uso real do usuário final.


Na Qualidade.co tentamos focar nos processos para garantir que tudo saia de acordo com o esperado, mas nossos processos estão em constante melhorias, por isso, sempre atente para a data da última modificação, pois, assim como nossos processos, este texto está em constante atualização.